Arquitetura que vende
A cada dia me encanto mais com a arquitetura e suas possibilidades. As transformações que pode causar em um ambiente principalmente quando é voltada para o varejo, ou seja, arquitetura comercial.
Diferentemente da residencial, é uma arquitetura que tem que apresentar resultado, não basta um bom projeto, esteticamente bonito mas que não venda. O projeto vai muito além da conceituação e das preferências estéticas, de gostos e estilos, o objetivo principal sempre é o negócio, visando o aumento de vendas.
Muitas vezes, é possível uma transformação destes espaços de venda de forma rápida e enxuta, com uma única mudança. Por exemplo: se modificarmos a iluminação de um espaço comercial que está prejudicado, esta mudança pode ser reveladora, as vezes não é necessário mudar tudo para alcançar este objetivo.Se uma única parede ou cor for modificada, pode mudar tudo. Pense nisto.
O arquiteto deve ter também um outro tipo de conhecimento ou vivência dentro deste mercado que envolve o produto, a marca e o consumo. É fundamental estar inserido no ambiente de venda, ou seja,no chão da loja.
O profissional deve estar sempre atento, pesquisar e conhecer o dia-a-dia deste ponto de venda, descobrir como o consumidor se comporta, quais são os pontos fracos e fortes que devem ser valorizados.
Loja Alecrim Dourado. Proj: Tatiana Mussi |
Com a concorrência de mercado e os novos canais de venda, esta atmosfera de compra é cada vez mais importante para atrair a atenção de mais clientes , fortalecendo a identidade e a imagem da loja. Esta personalidade, nada mais é do que uma diferenciação junto ao mercado, que leve o cliente a discernir sua loja entre os outros concorrentes diretos ou indiretos.
Loja Alecrim Dourado. Proj: Tatiana Mussi |
Todos os fundamentos e abordagens desta arquitetura comercial devem estar direcionados sempre para o aumento e eficiência dos resultados de vendas, da mesma forma que os varejistas também devem buscar estratégias e profissionais especializados para que o seu negócio possa atingir o objetivo maior de vender mais e conceitualizar o seu negócio.
Texto
Arq. Tatiana Mussi