29 de setembro de 2013

Consultório de psicologia

Mais um projeto comercial realizado, desta vez um consultório de psicologia da minha própria irmã.Fiquei muito feliz nesta obra, pois o espaço fazia parte da casa de meus pais , onde cresci e vivi boa parte da minha infância, hj transformado e com um novo uso.Tudo foi reorganizado com este novo uso, criamos um banheiro que não existia e um novo acesso independente da casa.Como todo o projeto de consultório, ainda mais de psicologia, foi preocupação constante o cuidado com a acústica e também com a privacidade do ambiente.Anteriormente este ambiente abrigava uma garagem com churrasqueira, era um espaço escuro e com pouco ventilação.
Vamos conferir?


Esta é a sala de espera, espelho ao fundo para ampliar o espaço.Papel de parede de passarinhos compondo com o restante do ambiente.

                                                                       


Duas portas em madeira maçica e ferro dão as boas vindas aos pacientes.A intenção deste tipo de esquadrias era transmitir o aconchego de uma casa.Destaque para a iluminação com arandelas rusticas.Pergolado de madeira e vidro protegem o acesso.




Na área externa, um banco de madeira faz a extensão da sala de espera.



  
Ao fundo, na área externa uma fonte foi projetada para auxiliar na acústica e também compor a ambientação do espaço.O barulho constante da queda da água favorece ao relaxamento.Parede revestida com mosaico de pedra ferro.




No acesso principal foi criado um corredor com vegetação e um piso cerâmico anti-derrapante que imita deck de madeira.





Esta é a sala de atendimento da psicóloga, tentei criar uma atmosfera aconchegante, onde os pacientes tivessem a sensação de 'estar em casa'.



Para completar esta atmosfera foi aproveitada a chaminé da antiga churrasqueira que havia 
no local e instalado uma lareira.


Ao fundo muro de pedra que existia na casa, foi 'descascado', fazendo parte do ambiente interno do consultório.Foi projetado uma cobertura de vidro para aumentar o ambiente até este muro e também melhorar a iluminação interna.



Mesa antiga restaurada.Ao fundo uma composição de gravuras.Parede lateral revestida com cerâmica que imita madeira.


Nesta parede também segue mais gravuras com diplomas e títulos.
Iluminação suave com arandelas.

5 comentários:

  1. Lindo o papel de parede de passarinhos e a mesa vermelha da psicóloga. As arandelas, os quadros, a vegetação com barulhinho de água, as texturas na pedra compuseram uma atmosfera super tranquilizadora e linda. Adorei Tati!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei bastante do projeto, parabéns!! Estou fazendo estudos de caso para o meu TCC, cujo o tema é projetar um consultório de psicologia. Gostaria de saber se posso usar o seu projeto como um dos estudos, e se for possivel, eu precisaria de alguns detalhamentos como a planta baixa e o que você puder disponibilizar! Desde já agradeço! O meu email é rogerioassis.lider@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou pensando no projeto do meu consultório e gostaria de saber sobre o seu TCC que já deve ter escrito a contar da data desta postagem... se possível faça contato comigo? Laurenhgomez@gmail.com
      Grata

      Excluir
  3. Olá, faço design de interiores na UNIP Campinas e gostaria de usar o seu projeto para estudo de caso no meu TCC. Seria possível enviar a planta baixa e outros detalhamentos para subsidiar meu trabalho. Grata!!!ILZE...EMAIL...ilzinhaantonio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir