Ao som dos batuques de um bom samba esse projeto começou a ganhar forma. O futuro morador procurou o escritório para planejar um espaço onde possa contemplar a vista do campo, o sossego do dia atribulado da cidade e receber seus amigos para uma roda de samba nas horas de lazer.Esta residência também deveria ter um custo mais baixo, ser pequena e utilizar materiais resistentes.
A 30km da Planalto Central, Brasília - DF, a nova residência foi pensada de acordo com o sítio onde está localizada, o terreno é plano e possui uma vista para os enormes campos do planalto e a própria cidade de Brasília ao fundo, ícone do modernismo.
Terreno de implantação do projeto |
Confira a animação a seguir:
A casa foi desenhada em L, com o objetivo de abraçar a paisagem dos campos e a vista da capital do país ao norte. Os espaço da área social e de serviços foi pensado de forma que ficasse todo integrado, estimulando a convivência sem uso de divisórias. As aberturas integram o interior com exterior aproveitando em abundância a iluminação natural.
"Nada como acordar de manhã cedo, abrir a janela para deixar aquela luz de um dia ensolarado entrar e contemplar a vista..." Foi com esse objetivo que o espaço íntimo do morador ganhou forma, amparado por um amplo espaço para a suíte com banheiro, lavabo e closet, no qual se abre para os campos do planalto com grandes aberturas.
Um ponto forte do projeto é o ambiente Office Room. Apoiado sobre a laje e um pilar metálico no segundo pavimento, o espaço trata-se de um container com medidas pré-dimensionadas que ganha um tratamento termoacústico no seu interior e aberturas circulares moldando as vistas e o pôr do sol ao entardecer.
O PÔR DO SOL |
O Container ganha pintura na cor vermelha, destacando o volume na fachada. |
O Mirante do Samba também merece destaque, pois irá reunir a galera para uma roda de samba com vista para os campos. O guarda corpo foi projeto com vidro autoportante, evitando o uso de ferragens e interferência na vista.
A fachada da casa ganha tratamento de pintura e no volume da sala em concreto aparente.
As Janelas ganhar formado em fita, uma característica da arquitetura moderna.
O paisagismo também complementa o projeto emoldurado por elementos arquitetônicos.
Telha ondulada com tratamento térmico é usada como cobertura sobre a laje que cobre as áreas de convivência.
O Mirante do Samba ganha tratamento com manta impermeabilizante e revestimento cerâmico na laje que cobre a suíte.
As esquadrias foram pensadas em alumínio pintado de branco com exceção da porta principal que foi utilizado uma porta painel pivotante de madeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário